Notícias
30/5/2014
MAIS DE 2 MIL SERVIDORES NÃO TERÃO REAJUSTE ANUNCIADO PELO PREFEITO CASTEGLIONE
PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE
----------------------------------------------------
Em 30/05/2014 a Diretoria Executiva do Sindimunicipal se reuniu com o Prefeito Casteglione e a comissão de negociação, onde foi apresentada pelo Prefeito a proposta de reajuste salarial de 4% e 0% de reajuste no ticket alimentação.
Na ocasião, o Prof. Jonathan, Presidente do Sindimunicipal, argumentou que o reajuste não vai contemplar mais de 2.000 dos servidores do administrativo, que estão com seus vencimentos abaixo do salário mínimo na tabela do plano de cargos e salários, ou seja, ganham R$ 724,00 (salário mínimo), mas na tabela de vencimentos esse valor é menor, portanto, os 4% de reajuste será aplicado sobre o valor que o servidor ganha na tabela e não sobre o salário que aparece no contracheque, então ocorrerá que esses servidores não irão ver R$ 0,01 (um centavo) sequer de aumento no pagamento.
Quanto aos Professores, o reajuste não vai garantir o pagamento do piso salarial nacional do magistério e nem a reposição da inflação de 12,76% relativo a 2013 e 2014, mesmo com a promessa no ano passado de que haveria uma recuperação este ano.
O Prof. Jonathan, disse ao Prefeito, que 0% de reajuste no ticket alimentação é um retrocesso, pois desde sua criação em 2006 sempre houve reajuste, e que esse benefício não é difícil de ser melhorado e ampliado aos contratados, pois não entra no cálculo de gasto com pessoal de que trata a lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, não há nada na lei que impede seu reajuste.
O Prof. Jonathan ressaltou ao Prefeito, que sua proposta não contempla os servidores e nem o sindicato, e que poderia haver um esforço e vontade política para se avançar nas negociações, inclusive acelerando outras demandas e reivindicações.
O Prefeito Casteglione disse ao Prof. Jonathan que vai continuar negociando com o Sindimunicipal. Contudo, fica um sentimento de desconfiança, pois a entidade sindical está aberta ao diálogo desde o início de seu mandato em 2010, sem que houvesse solução para a recuperação das perdas sofridas pelo servidor, ficando ainda a dúvida se o “Governo do Trabalhador” irá cumprir tudo que prometeu antes de encerrar seu mandato em 2016.
Para finalizar, o Prof. Jonathan enfatizou ao Prefeito que irá levar para a Assembléia Geral marcada para o dia 04/06/14 às 18 horas na ACISCI (em cima do Mercado da Pedra), sua proposta de reajuste salarial de 4%, onde os servidores decidirão se aceitam o que foi oferecido.
Cachoeiro de Itapemirim - ES, 30 de Maio de 2014.
Prof. Jonathan William Moreira Correa
Presidente do SINDIMUNICIPAL
15/5/2015
9/3/2015
21/5/2014